ADRs, ou American Depositary Receipts, são recibos de depósito americanos emitidos por bancos dos Estados Unidos que representam a propriedade de ações emitidas por empresas estrangeiras. Neste caso, vamos falar das empresas brasileiras.
Quando uma empresa brasileira deseja fazer suas ações serem negociadas nas bolsas de valores dos EUA, ela pode emitir ADRs por meio de um banco depositário americano. Cada ADR representa um número específico de ações da empresa e pode ser negociado livremente no mercado dos EUA.
Os investidores dos EUA que compram ADRs têm a possibilidade de investir em empresas estrangeiras sem precisar comprar diretamente as ações estrangeiras ou lidar com as dificuldades de negociação em mercados estrangeiros. E, no caso das grandes empresas brasileiras, sempre há interesse pelo investidor estrangeiro.
Quando acontecem feriados prolongados, como o do Carnaval agora, a Bolsa brasileira fica fechada, mas as ADRs estão sendo negociadas em Nova Iorque, o que costuma indicar uma tendência das ações aqui no Brasil quando o Mercado abrir nesta quarta-feira de cinzas.
Dentre os destaques por lá, tivemos ontem: VALE +0,12%, ITUB -2,72%, PETR -2,42%, ABEV 0,00%, BRFS -8,15%, GGBR -2,17%, AZUL -4,87%, EMBR -2,97%.
Assim, podemos esperar esta tendência na abertura por aqui.