PIB

O PIB, Produto Interno Bruto, caiu -0,1% no segundo trimestre de 2021 comparado ao trimestre anterior, na série com ajuste sazonal. Comparado ao mesmo trimestre de 2020, o PIB cresceu 12,4%. No primeiro semestre, o PIB acumula alta de 6,4%. No acumulado de 12 meses, o PIB cresceu 1,8%.

A maior queda foi da Agropecuária, com -2,8%, seguida pela Indústria, -0,2%. Por outro lado, os Serviços cresceram 0,7%. Entre as atividades industriais, o desempenho foi puxado pelas quedas de -2,2% nas Indústrias de Transformação e de -0,9% na atividade de Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos. Mas houve alta de 5,3% nas Indústrias Extrativas e +2,7% na Construção.

No setor externo, as Exportações de Bens e Serviços tiveram crescimento de 9,4%, enquanto as Importações de Bens e Serviços recuaram 0,6% em relação ao primeiro trimestre de 2021.

Na comparação com o ano de 2020, segundo analistas, o crescimento de 12,4% é difícil de dimensionar devido à forte queda ocorrida no período de maior crise da pandemia, que ainda não se encerrou, apesar de visão cada vez mais promissora.

Esta pesquisa foi realizada e divulgada pelo IBGE.

Publicado por Luis Panizo

Estudioso em investimentos gerais e economia.

%d blogueiros gostam disto: