Taxas de Juros

Os Juros Futuros, negociados diariamente entre os bancos, também chamados Depósitos Interbancários ou DI, tem variações que podem ser grandes e afetar o Mercado Financeiro, principalmente a Renda Fixa.
Vamos ver as variações de alguns de médio e longo prazo negociados na B3.

DIF25, com vencimento em 2025, fechou a sexta-feira em 7,76%. Alta de 1,04% no dia. Na semana, apresentou alta de 0,91% ou 0,07 pontos. Mas, em abril, apresentou queda de -3,72% ou -0,30 pontos. Ou seja, o Mercado precificou os juros para 2025 mais alto que na semana anterior, mas mais baixo que em março.

O DIF27, vencimento 2027, terminou a sexta-feira em 8,41%. subindo 0,84%. Na semana, fechou com alta de 0,84% ou 0,07 pontos. Mas, no mês, teve queda de -3,33% ou -0,29 pontos.

E o mais longo, o DIF29, vencimento 2029, terminou o dia em 8,78%. Alta de 1,04% no dia, de 0,92% na semana, ou 0,08 pontos, mas queda no mês de -2,88% ou -0,26 pontos.

Estas taxas normalmente afetam os investimentos em Renda Fixa. Por exemplo: Se as taxas sobem, a oferta de valorização dos títulos também sobem, mas os preços das cotas caem. Lembrando que isto muda na chamada Marcação a Mercado, se você for vender naquele dia. Se você mantiver seu investimento até o vencimento contratado, as taxas contratadas também serão mantidas.

Estas taxas mudam a toda hora nas negociações, enquanto o Mercado está aberto. Compare as taxas de seus investimentos e veja se está bem aplicado. Lembrando que nos investimentos, a taxa expressa é rendimento ao ano (a.a).

Publicado por Panizo

Estudioso do Mercado Financeiro e Investimentos. Em curso de Assessor Autônomo de Investimentos.

2 comentários em “Taxas de Juros

  1. Não entendi bem a frase “Se as taxas sobem, a oferta de valorização dos títulos também sobem, mas os preços das cotas caem.”
    A oferta de valorização dos títulos sobem, mas os preços das cotas caem? soa estranho para mim.
    Pelo menos as aplicações baseadas na SELIC teriam de subir, ou estou pensando de forma errada?

    Curtir

    1. Existem pequenas variações da chamada Marcação a Mercado, que depende de oferta e demanda dos títulos, mas no básico, se você pagou num título, por exemplo R$ 100,00, ele pagava IPCA+1%, mas no dia a oferta do mesmo título é de IPCA+1,1%, ou seja, pagando taxa maior que o que você comprou, então, se você quiser vender, o Mercado está menos interessado no seu do que no que o BC está oferecendo, então pagarão menos, algo como R$ 98,00.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: