Mas investir não é só para ricos?

Não.
Basta a condição e disciplina de guardar um pouco. Para ter uma ideia, na Poupança pode ser qualquer valor. No Tesouro Direto, pelo menos R$ 31,20. E existem Ações de algumas empresas brasileiras que você pode comprar a partir de R$ 3,00 e virar sócio.

Falando sobre investimentos, primeiro você precisa ter disciplina para economizar dinheiro. Precisa sobrar algum valor do que você recebe ou já recebeu.

Se não consegue fazer sobrar nem um pouco do que você ganha ou ganhou, precisa estudar e rever suas necessidades e prioridades para tentar cortar algum gasto e economizar.

Conseguiu guardar? Então, o próximo passo será escolher uma corretora ou banco de confiança. De preferência com bom atendimento e taxas baixas. Pesquise e faça a comparação. Cuidado com gerentes de bancos que só estão interessados em comissões e analistas que prometem fazer de você um milionário.

Analisar o seu Perfil e decidir entre os vários investimentos de Renda Fixa e Variável.

Renda fixa é o investimento com regras de rendimento definidas na hora de aplicar. Você fica sabendo o prazo e a taxa de rendimento ou o índice que será usado.

Apesar de que, na maioria das vezes, investindo na Renda Fixa seu dinheiro vai valorizar, em casos recentes de muita volatilidade nas taxas aplicadas e juros baixos, as vezes você pode perder valor, principalmente comparando com a inflação.

Os tipos de investimentos em Renda fixa que você encontra nas principais corretoras e bancos, são: Poupança, Tesouro Direto, CDB, LCI e LCA, CRI e CRA, Debêntures e Fundos de Investimentos.

Falaremos de cada um deles nos próximos posts.

Renda Variável é o investimento que não tem garantia de rendimentos. Você não sabe antes se vai ganhar ou perder, nem o vencimento. Mas, o risco costuma trazer a possibilidade de rendimentos maiores. Precisa estudar, conhecer melhor antes de arriscar.

Os tipos mais comuns de Renda Variável são: Ações, Fundos Imobiliários, Fundos de Ações e Multimercados, Moedas Estrangeiras, Derivativos e Ouro.

Também falaremos de cada um deles nos próximos posts.

Publicado por Panizo

Estudioso do Mercado Financeiro e Investimentos. Em curso de Assessor Autônomo de Investimentos.

3 comentários em “Mas investir não é só para ricos?

  1. Estou com uma dúvida, se puder me dar uma luz:
    Há 2 semanas investi num LCI Original na XPI. Como parece estar rendendo bem fui reinvestir hoje mas, não tem mais esse papel.
    Essas aplicações tem prazo de validade para comprarmos?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Não é prazo de validade, mas sim, prazo de títulos à disposição. As vazes colocam 1.000 e, sendo uma boa oferta, dura menos de 1 hora. As vezes colocam menos de 100 e, sendo boa oferta, nem 5 minutos.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: